Considerado o distrito mais badalado da Linha Verde (trecho do litoral baiano ao norte de Salvador), a Praia do Forte é muito bem estruturada em termos de acomodações, gastronomia e atividades turísticas. Suas praias têm areia branca, águas quentes e claras, mar calmo e muitos coqueirais, e sua charmosa Vila é repleta de lojas, cafés, restaurantes e bares, e é exclusiva dos pedestres: por aqui não passam automóveis, apenas bicicletas. É também na Praia do Forte que estão dois projetos de preservação animal: o Projeto Tamar e o Instituto Baleia Jubarte, e os interessados podem visitar suas sedes para conhecer mais sobre seu trabalho.
Outra atração do local são as ruínas do Castelo Garcia D’Ávila, considerado a única construção medieval das Américas. Sua construção foi iniciada em 1551 e, em 1835, o conjunto foi abandonado pelos descendentes de Garcia D’Ávila. Após obras de restauração na década de 1980 o Castelo foi transformado em fundação e funciona atualmente como Parque Histórico Garcia D’Ávila, que conta com um museu com grande acervo de louças portuguesas e peças indígenas.
Também muito procurada pelos visitantes é a Capela de São Francisco de Assim, igrejinha completamente recuperada em frente à praia do Porto. No altar estão imagens de São Francisco de Assis, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, e as paredes guardam telas do pintor baiano Carlos Bastos, retratando a via sacra.
MAPA
RESORTS RECOMENDADOS
FAÇA SEU ORÇAMENTO