Contato: +55 31 3264-1212     E-mail: persona@personaviagens.com

Como solicitar o visto americano pela primeira vez

Para quem vai visitar os Estados Unidos pela primeira vez, a obtenção do visto de não-imigrante pode parecer confusa. Confira em nossa postagem mais informações sobre o processo e se prepare para a próxima viagem!


Os vistos de não-imigrantes são destinados a quem esteja indo temporariamente para os EUA, e permitem que você viaje a uma porta de entrada nos EUA (aeroporto, por exemplo) e solicite permissão de um funcionário da Alfândega para entrar no país. Mas, atenção: um visto não garante, necessariamente, a entrada nos Estados Unidos (isso também dependerá de documentos que você deverá fornecer ao oficial da Alfândega, entre outros pontos).

O planejamento antecipado pode facilitar o processo de solicitação de visto. Solicite seu visto com bastante antecedência, e compre as passagens apenas quando tiver o passaporte com o visto emitido em mãos!

Visto de Turismo (B-2)
Em geral, turistas em viagem para os Estados Unidos necessitam de um visto B-2 válido. Todos os solicitantes, sem exceções, inclusive crianças e bebês listados no passaporte dos pais, deverão:

  • Preencher todos os campos do Formulário online DS-160 (encontrado nesse link);
  • Pagar a taxa de solicitação de visto antecipadamente, quer o visto seja concedido ou não, no valor de 160 dólares;
  • Para viajantes brasileiros, é necessário que o passaporte esteja válido durante o período de permanência.
  • Se o passaporte estiver danificado, recomendamos que você obtenha um novo antes de solicitar o visto para evitar qualquer atraso no processo;
  • Fornecer uma foto de acordo com as especificações do Departamento de EUA.

A decisão quanto à aprovação ou negação da concessão do visto de entrada será baseada na entrevista e nas informações prestadas verbalmente no consulado/embaixada. Todavia, o oficial consular poderá solicitar provas documentais concernentes aos seguintes itens:

  • Recursos suficientes para cobrir as despesas relativas a viagem e estadia nos Estados Unidos;
  • Prova de residência no seu país de origem, para onde tenha intenção de retornar ao final de sua viagem para os Estados Unidos. Essa prova normalmente é estabelecida através de família, trabalho, propriedades e outros laços ou compromissos para com seu país de origem e que seja(m) suficiente(s) para forçar o solicitante a voltar quando do final de sua viagem.

Como solicitar o visto
O governo norte-americano emite os vistos através da Embaixada em Brasília e dos Consulados em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Para solicitar o visto, você vai precisar de:

Preencher o formulário DS-160 online
Antes de iniciar o preenchimento do formulário, disponível nesse link, você deve selecionar a cidade onde quer comparecer pessoalmente para a entrevista, caso seja necessário. Ao completar o formulário, imprima a página de confirmação. Tenha em mãos seu passaporte e quaisquer outros documentos relevantes para a viagem que planeja fazer aos EUA. Você precisará das informações contidas nesses documentos ao preencher o formulário.

Atenção: antes de iniciar o preenchimento de seu DS-160, anote o número de identificação (Application ID) de seu formulário, assim como a questão de segurança. Essas são as informações necessárias para acessar o formulário posteriormente, caso precise alterar informações ou continuar o preenchimento em outro momento.

Fornecer uma foto com os requisitos abaixo

  • Ter sido tirada nos últimos seis meses;
  • Ter 5cm x 5cm, com a cabeça centralizada no espaço;
  • Ser colorida com fundo branco ou cinza claro. Fotos com fundo poluído, estampado ou escuro não serão aceitas;
  • Não ser montada em moldura, com o rosto inteiro ocupando cerca de 50% da área da fotografia. Em geral a cabeça do solicitante, incluindo o rosto e o cabelo, devem ser mostrados do alto da cabeça até abaixo do queixo e das linhas do cabelo da lado a lado. É preferível que as orelhas estejam visíveis.

Para maiores detalhes sobre especificações da fotografia, confira esse link e também esse (em inglês).

Faça o seu agendamento
Normalmente os solicitantes devem fazer dois agendamentos: um no Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV) e outro no Consulado ou Embaixada.

  • Acesse o site de agendamento ou ligue para o Call Center usando um dos números locais.
  • Crie uma conta usando o número da página de confirmação do seu DS-160.
  • Selecione o local onde deseja receber seu passaporte com o visto.
  • Pague a taxa do visto (MRV). Ela pode ser paga com cartão de crédito através da internet ou por telefone. Os solicitantes também podem pagar a taxa de visto através de boleto bancário. Importante: Se a taxa for paga por boleto bancário, é necessário aguardar a confirmação do pagamento antes que o agendamento seja efetuado.
  • Agende sua visita ao CASV e sua entrevista no Consulado, caso seja necessária. Os agendamentos podem ser efetuados online através do site, do Call Center ou Skype. Em Brasília, Rio de Janeiro e Recife, dependendo da disponibilidade de vagas, é possível fazer os agendamentos para o CASV e Embaixada/Consulado no mesmo dia.

 

Compareça à entrevista
O solicitante deverá portar:

  • Passaporte válido;
  • Qualquer documento que ache necessário para a sua entrevista.

Obs: os solicitantes entre 14 e 79 anos de idade precisam comparecer pessoalmente à Embaixada ou Consulado diante de um oficial consular. Os solicitantes com até 13 anos ou acima de 80 anos podem ser aptos a submeter sua documentação através de um representante (veja aqui).

Segundo a Lei de Imigração e Naturalização, todos os solicitantes de visto de não-imigrante devem demonstrar ao oficial consular que têm fortes vínculos com seu país de residência e precisam demonstrar que pretendem deixar os EUA depois de sua visita temporária. Embora não haja uma lista específica de documentos a serem fornecidos ou algo que deva ser feito para demonstrar os fortes laços fora dos Estados Unidos, os solicitantes podem querer trazer vários itens que podem assistir na demonstração de tais vínculos. Alguns documentos podem incluir:

  • Carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, holerite, certidões de casamento/nascimento, extratos bancários, documentos de veículos, escrituras, declarações escolares, cartas de empregadores e, para donos de negócios ou sócios, declarações de imposto da empresa, uma certificação recente de CNPJ, etc;
  • Passaportes anteriores para você e outras pessoas viajando com você, especialmente se forem seus familiares.
  • Passaportes atuais e anteriores de familiares que não vão viajar com você também podem ser úteis. Se você acha que seu passaporte vencido será retido pela Polícia Federal quando você for renová-lo, sugerimos que faça uma cópia completa de seu passaporte antigo antes disso e que a traga para a entrevista.
  • Se alguém mais irá pagar por sua viagem, então pode ser importante trazer documentos que demonstrem os vínculos da pessoa ou organização fora dos Estados Unidos, além de documentos que ajudem a demonstrar os vínculos do próprio solicitante com seu país de residência. Os mesmos tipos de documentos recomendados acima para os solicitantes podem ser trazidos para os patrocinadores.

Se você não levar documentos como os listados acima, é possível que o oficial consular peça a você para retornar com eles outro dia. Além disso, em alguns casos, o oficial consular pode solicitar documentos que não estejam mencionados na lista para que fiquem demonstrados laços suficientes com o país.

Acompanhando a solicitação do visto
A maioria dos solicitantes receberá os vistos em até dez dias úteis. Entretanto, algumas solicitações podem requerer um tempo maior de avaliação. Para checar o status da sua solicitação, acesse a página de status de visto do Departamento de Estado (em inglês). Recomendamos que não finalize seus planos de viagem até ter recebido seu visto.

Para informações sobre entrega de passaportes, acesse a página de Serviços de Entrega da Documentação de Visto. Detalhes sobre sua solicitação estarão disponíveis em cinco dias após sua entrevista na Embaixada ou Consulado.

Os passaportes serão devolvidos aos solicitantes de acordo com a opção de entrega selecionada por eles no momento em que preencheram a solicitação de visto no sistema de agendamento. Solicitantes que optarem por retirar seu passaporte no CASV, receberão um e-mail com as intruções, assim que o seu visto estiver pronto. A retirada do passaporte poderá ser feita por uma terceira pessoa (acesse esse link para maiores informações).


Fonte: site da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

Categoria: Novidades

Persona Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.